domingo, 9 de abril de 2006

Para quem escrevemos?

Quase dois terços dos portugueses nunca navegaram na Net

"Quase dois terços dos portugueses (63 por cento) entre os 16 e os 74 anos nunca utilizaram a Internet, segundo o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

Nos 22 países da UE considerados nos dados do Eurostat, 43 por cento em média nunca navegaram na rede mundial.
Grécia (73 por cento) e Chipre (64 por cento) são os únicos países com maiores percentagens de pessoas que nunca navegaram na Internet, enquanto a República Checa iguala os 63 por cento de Portugal.

A percentagem dos indivíduos dos 16 aos 74 anos que nunca utilizaram a Internet não vai além de 12 por cento na Suécia e 14 por cento na Dinamarca.
Os dados do Eurostat revela ainda que 70 por cento dos desempregados nacionais nunca utilizaram a rede, face aos 48 por cento de média europeia.

Quanto à frequência de utilização da Internet, 28 por cento dos portugueses entre os 16 e os 74 anos navegam uma vez por semana. Um valor abaixo da média europeia de 43 por cento e muito longe dos 76 por cento da Suécia, 74 por cento da Holanda, 73 por cento da Dinamarca e 62 por cento da Finlândia.
Portugal apenas está acima da média da UE na percentagem de estudantes maiores de 16 anos que utilizam a Internet pelo menos uma vez por semana (88 por cento), percentagem que iguala as da Bélgica e Alemanha e apenas é excedida pela Holanda (97 por cento), Suécia, Dinamarca e Estónia (95 por cento) e Áustria (91 por cento).
Só 31% com Internet em casa

O Eurostat mostra ainda que menos de um terço das famílias portuguesas (31 por cento) tem acesso à Internet em casa, abaixo da média da União Europeia, de 48 por cento.
Abaixo de Portugal surgem a Lituânia (16 por cento), República Checa (19 por cento), Grécia e Hungria (22 por cento), Eslováquia (23 por cento) e Polónia (30 por cento).
As maiores taxas de ligação em casa à Internet encontram-se na Holanda (78 por cento), Luxemburgo (77 por cento), Dinamarca (75 por cento) e Suécia (73 por cento), seguindo-se a Alemanha (62 por cento) e Reino Unido (60 por cento).
A banda larga está presente em um em cada cinco lares portugueses, uma percentagem que se aproxima da média da União Europeia (UE), que é de 23 por cento."

fonte: JN

Sem comentários: