HAKA: momento extraordinário e inspirador
"Segundo o etos do povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto para intimidação de tribos inimigas.
Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Râguebi da seleção da Nova Zelândia (All Black's)."
in wikipedia
Por detrás desta aparentemente violenta demonstração de poder, percebe-se a inspiradora grandeza da paixão que estes homens nutrem pelo desporto e, arriscaria, pela própria vida.
Parabéns, ainda, aos atletas da selecção portuguesa de Râguebi pelo exemplo, pela atitude, pela paixão pelo desporto e por todos os valores que a ele estão associados.

1 comentário:
podes encontrar mais vídeos, no site dos all black's.
ps: http://www.youtube.com/results?search_query=jonah+lomu, tbém vale a pena (re)ver.
Enviar um comentário