domingo, 20 de março de 2005

dolls`House...

História das Casas de Bonecas



Introdução

Encontramos poucas referências nos livros de história sobre a vida das crianças e seus brinquedos, em épocas passadas. Os historiadores nos contam sobre as guerras, estratégias políticas e tratados de paz. Dedicam livros e livros sobre como eram as sociedades antigamente, mas quase nunca vemos menções ao lado lúdico da vida infantil.

Uma das poucas chances de conhecermos sobre a infância de antigamente é observar algumas pinturas do século XVII, que retratam cenas de meninas abraçadas a pequenas bonecas rígidas ou crianças brincando com animais. A pintura de época é uma das melhores fontes para termos uma idéia de como era a vida cotidiana naqueles tempos.

Alguns arqueólogos descobriram algumas peças avulsas de móveis e porcelanas em miniatura que muito provavelmente fizeram parte de uma casa de bonecas antiga, como miniaturas de utensílios domésticos provenientes do Antigo Egito, da Grécia Clássica e da Antiga Roma. Várias escavações realizadas por arqueólogos em Londres, trouxeram à tona um pequeno barril de vinho do século I d.C., uma miniatura em bronze de uma panela e um vaso de argila pintado em verde e datado provavelmente da segunda metade do século XIV. O que confirmou a originalidade dessas miniaturas foi o fato de que eram reproduções exatas de peças existentes nas respectivas épocas.

Não existem dados sobre a existência de casas de bonecas anteriores à metade do século XVI, mas existem alguns historiadores que desmentem esta tese. Uma das maiores estudiosas do assunto, Flora Gill Jacobs, menciona a descoberta de uma cadeira de balanço em miniatura, além de outras peças, encontradas em Londres, possivelmente fabricadas durante o reinado de Carlos I. Estas recentes descobertas nos levam a crer que talvez possam surgir novas provas que demonstrem que as Casas de Bonecas datem de épocas mais remotas.

A Primeira Casa de Bonecas

Em 1558, o Duque da Baviera, Albrecht V, fez construir para sua filha uma casa de bonecas que até hoje é testemunha da existência, já naquela época, deste tipo de brinquedo.

Provavelmente para ele, este presente era mais um entre tantos que oferecia a sua filha, mas na realidade, este ato foi um marco definitivo na história das casas de bonecas. O próprio Duque ficou apaixonado pela casa, tanto que decidiu incluí-la em sua coleção de arte e raramente permitia à filha que brincasse com ela.

Infelizmente esta esplêndida casa em miniatura foi queimada em um incêndio que destruiu o palácio ducal em 1674, restando somente um inventário completo da casa e de todos os objetos decorativos. Ficaram registrados, por exemplo, o nome do marceneiro que construiu a estrutura, os artesãos e decoradores que trabalharam no projeto e que a casa tinha 4 andares. No porão ficavam as cocheiras, a leiteria, a cantina e a dispensa. No térreo, ficavam a cozinha e um escritório. E no lado externo, um jardim e uma horta. No primeiro andar, a sala de estar e a sala de baile. No segundo andar ficavam os aposentos e uma capela, fato comum em algumas residências da nobreza daquela época.

Imaginamos que esta casa de bonecas em particular deva ter suscitado admiração entre os frequentadores da família do Duque da Baviera, o que nos leva a supor que um objeto de tanto valor como este, com sua capela e salão de bailes, decorada com pesadas cortinas e tapeçarias, provavelmente não tenha sido a primeira do gênero a ser fabricada. A sua magnificência sugere que, sem sombra de dúvidas, tenha sido uma das mais suntuosas já fabricada e que descendia de outras casas de bonecas menos magníficas, que provavelmente desapareceram com o passar do tempo.

Assim, a história das Casas de Bonecas começa na Alemanha do século XVI e, em seguida, nos Países Baixos no século XVII. As casas de bonecas inglesas surgiram no início de 1700 e
na América do Norte, no fim do mesmo século.



História de casas de bonecas famosas: Casa da Rainha Mary
Casa de Petronella Dunois
Casa de Ann Sharp



(textos traduzidos e adaptados por Solange De Cesare da enciclopédia "Case delle Bambole")




Copyright Miniaturas Brasil © - O Mundo Encantado das Miniaturas




história

Sem comentários: