sábado, 26 de junho de 2004

duas estrelas...

Passou o dia
surgiu a noite
e
no meio da madrugada
corri
percorri as praças da minha cidade
a todos
perguntei por minha amiga
ninguém me soube dizer da sua sorte

uma brisa de vento
levou-me
pela mão
ao mar imenso
e
num cúmplice silêncio
fiz ouvir minha procura

duas estrelas
olhos da mulher amiga
beijaram os meus lábios
até
ao nascer do novo dia



a.m.


Se a estrela for das mais "magrinhas", mais ou menos como o Sol, ou um pouco mais pesada, ela começa a tremer, a tremer, até expulsar de uma vez só toda sua camada externa. Vocês estarão pensando: mas como é que os astrônomos sabem disso? Acontece que essa camada se espalha lentamente pelo espaço, aumentando cada vez mais de tamanho e adquirindo um brilho intenso. Isso pode ser observado num telescópio. Nessa fase, a estrela é uma nebulosa planetária, um dos corpos mais bonitos do céu.




as três mortes das estrelas

Sem comentários: